quarta-feira, 27 de julho de 2011

Reuniões preparatórias para a viagem

Sr. Pedro Sirzanink e Sergio Maciura em Florianópolis/SC. 

Como estamos nos aproximando da nossa viagem para a Ucrânia, a Dnipro Gold irá realizar duas reuniões preparatórias para a viagem com os grupos de passageiros. 

A primeira reunião será dia 30 de julho para os integrantes do grupo 1 e a segunda reunião será dia 06 de agosto para os integrantes do grupo 2. Ambas acontecerão na cidade de Curitiba/PR na sede da TPUK - Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana.

As reuniões servirão para os passageiros tomarem conhecimento dos procedimentos operacionais corriqueiros da viagem (Etickets, passaportes, bagagens, seguro viagem, etc) e conhecer toda a equipe da Dnipro Gold que estará acompanhando os grupos desde o Brasil até a Ucrânia.

Os encontros serão uma ótima oportunidade para esclarecimentos de todas as dúvidas que os passageiros possam ainda ter em relação a viagem e a Ucrânia.


Guto Pasko e Andréia Kaláboa em Ternópil / Ucrânia, 2010

O cineasta Guto Pasko e a produtora Andréia Kaláboa, integrantes da GP7 Cinema, também estarão presentes nas reuniões, documentando desde o inicio os passos dessa viagem histórica.

Em breve postaremos aqui noticias e fotos das duas reuniões.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Guto Pasko irá lançar novo filme na Ucrânia

Guto Pasko e Iván Bojko na região de Odessa/Ucrânia.

O filme IVÁN - DE VOLTA PARA O PASSADO retrata a história de vida real do imigrante ucraniano Iván Bojko e o lançamento na Ucrânia faz parte das atividades comemorativas dos 120 anos de imigração ucraniana.

Iván Bojko deu uma contribuição muito grande ao patrimônio cultural brasileiro, introduzindo aqui a Bandura, que é o instrumento nacional na Ucrânia.

As filmagens ocorreram ano passado e 70% delas aconteceram na Ucrânia. A produção é da GP7 Cinema http://www.gp7cinema.com e conta com patrocínio master da Petrobrás através da Lei do Audiovisual.

Estão previstas exibições do filme nas cidades de Kiev, Lviv e Ternopil. Uma exibição deverá acontecer na aldeia natal de Iván, no município de Berezhany. O nome da aldeia é Koniuky e fica a 50 km da cidade de Ternopil, no oeste da Ucrânia.
Iván Bojko na feira de Santo André - Kiev/Ucrânia

SINOPSE DO FILME

Em 1942 Iván Bojko foi arrancado de sua aldeia natal na Ucrânia pelos nazistas e levado para trabalho forçado na Alemanha.

Em 1948 ele imigrou para o Brasil como refugiado de segunda guerra mundial e nunca mais conseguiu voltar para a Ucrânia, mas se manteve ligado às tradições culturais do seu país através da musica.

68 anos depois, o filme documenta o retorno de Iván Bojko a sua terra natal, numa verdadeira viagem “de volta para o passado”, aos 91 anos de idade.

Baseado nos diários de Iván, as imagens e sons funcionam como canais de acesso a uma experiência do imaginário, que atravessam as simples lembranças do imigrante e chegam até o nosso imaginário também.

Saiba mais...

Entre o Paraná e a Ucrânia – Matéria sobre o filme exibida na ÓTV
Uma viagem pela história e personagens que transformaram a imigração da metade do século passado em um filme cheio de sentimentos e emoções. No cine ó desta semana você vai conhecer o cineasta Guto Pasko e Iván Boiko: o imigrante que inspirou o longa-metragem ”Ivan – de Volta para o Passado”. 
Vejam os dois blocos do programa no link abaixo.
Vai doer – Matéria sobre o filme na Gazeta do Povo

Depoimento Pedro Sirzanink

Essa viagem à Ucrânia certamente será a realização de um sonho antigo, que farei com minha esposa Clodi e representando toda a família, desde minhas filhas e netos aos irmãos que não foram ainda, e também vai me dar oportunidade de aprender mais sobre a terra das minhas origens...

Os meus pais e minha irmã Lidja eram ucranianos, da região de Ostroh.  O pai era do povoado de Hil’cha e a mãe de Hrem’jace. Acontece um fato histórico: a região pertencia na época em que vieram à Polônia e viajaram com passaporte polonês.

Tínhamos família na Ucrânia, mas perdeu-se todo contato com os que não imigraram. É possível que existam parentes vivos naquelas aldeias ou arredores, assim como em Ostroh ou mesmo Rivne.

Eu não fui criado com a família biológica, portanto, não ouvi as histórias das origens dos pais. Os contatos que tinha eram muito poucos e não dava para isso. Quando jovem não tinha interesse, e durante quase toda a vida não tive tempo para buscar conhecer as tradições e história, guardando apenas pequenos relatos dos irmãos em ocasiões esparsas.

Depois que me aposentei foi que tive tempo, e então o interesse também brotou e comecei a sindicar, principalmente com a irmã mais velha, que me forneceu preciosas informações, além de cópia de documentos, como certidão de casamento dos pais, lá de onde vieram.

A partir de então, pesquisei bastante e consegui aprender muita coisa sobre a história, os costumes e a tradição da velha Volhynia.

“Fragmentos do Tempo”!

Acabei escrevendo um livro contando a saga da família por três gerações, entre 1866 e 1925, em forma de romance de ficção, e que se passa nas regiões originais da hoje Ucrânia, da Polônia e Rússia. Chama-se “Fragmentos do Tempo”!

Por enquanto foi feita apenas uma edição por minha conta, de alguns volumes, sem preocupação com a qualidade comercial. Encaminhei os originais para uma editora de São Paulo, mas não tiveram interesse.

Depois de “Fragmentos do Tempo”, já escrevi outro romance de ficção, com base em pequenos relatos da vida de um ucraniano já falecido, que morava em Florianópolis, e de um cunhado polonês, também falecido, que viveram na Polônia da época. Passa-se no período da pré-segunda guerra até a invasão alemã da Rússia, e envolve personagens da mesma região da Volhynia, Polônia, Rússia e Alemanha. O título será “Fuga”!

Pesquisei muito e continuo fazendo isso para escrever outro romance, que vai decorrer na época da Comunidade Polaco-Lituana, na Volhynia, no final do Século XVI. O centro da trama está nos percalços para ser editada a “Bíblia de Ostroh” que, como sabem, foi a primeira Bíblia impressa em língua eslava e alfabeto cirílico...

Quero desejar a todos que esta seja uma viagem inesquecível, e que possamos guardar no coração o que vamos ver da paisagem, da terra e do céu da Pátria de nossos ancestrais. Muito obrigado.

Pedro Sirzanink, 78 anos.
Engenheiro Civil
Florianópolis / SC.

Helena Kolody - Emigrante

EMIGRANTE

Arfa no porto o mar.
Soluça dentro dalma do emigrante
o longo silvo do navio em despedida.
Treme, na lágrima do olhar
a paisagem da pátria.

O apelo fascinante do mar
acorda seu desejo de aventura,
o anseio de partir
em busca duma terra prometida.

Quem dilacera assim,
entre a saudade e a esperança,
o coração do emigrante?
É a vida.... é a vida...é a vida....

Helena Kolody

Helena Kolody - Atavismo

ATAVISMO

Quando estou triste, e só, e pensativa assim,
É a alma dos ancestrais que sofre e chora em mim.
É a angústia secular duma raça oprimida
Que vem da profundeza e turva a minha vida.

Certo, guardo latente e difusa em meu ser,
A lembrança remota e má dos dias amargos
Que eles viveram sem a ansiada liberdade,
E eu que amo tanto, tanto, os horizontes largos,
Lamento não ser águia ou condor, para voar
Até onda a força da asa alcance a me levar,
Na conquista do império azul da imensidade.
Oh! Quantas vezes eu, humilde e pequenina
Ante a extensão agreste e verde da campina,
Não sei dizer por que, deslumbrada, senti
Saudade singular da estepe que não vi!

Pois até o marulhar misterioso e sombrio
Da água escuro com a imponência dum rio,
Lembra, sem querer, numa impressão falaz,
O soturno Dnipró cantado por Tarás...

Por isso é que eu surpreendo, em alta intensidade,
Acordada em meu sangue, a tara da saudade.

Helena Kolody

Helena Kolody - Lição

LIÇÃO

A luz da lamparina dançava
frente ao ícone da Santíssima Trindade.

Paciente, a avó ensinava
a prostar-se em reverência,
a persignar-se com três dedos
e a rezar em língua eslava.

De mãos postas, a menina
fielmente repetia
palavras que ela ignorava,
mas que Deus entendia.

Helena Kolody

Helena Kolody - Sempre Madrugada

Para quem viaja ao encontro do sol,
É sempre madrugada.

Helena Kolody

A Representação Central Ucraniano-Brasileira

Vitório Sorotiuk - Atual Presidente 

Fundação – Ex-Presidentes – Atual Diretoria e Funções Estatutárias.

A Assembléia Geral de fundação da Representação Central Ucraniano-Brasileira realizada em 23.03.1985. Participaram da Assembléia Preliminar de fundação da entidade PETER SAVARYN Presidente do Secretariado dos Ucranianos Livres e sua esposa OLGA SAVARYN.

Consta do artigo 46 do estatuto de fundação da Representação Central Ucraniano-Brasileira cuja Assembléia Geral foi realizada em 23.03.1985 que DOM EFRAIM BASILIO KREVEY, NICOLAS MELUS, NADIA KERECUK, MIGUEL RUBINETS, HILARIO BESRUTCHKA, BOGDAN SAVYTZKY, REGINA RUBINETZ, WASYL CZMYR, EUGENIA BOKALOWSKI MAZEPA, PETER JEDYN, IVAN MYKOLICH, NICOLAU HEC, OLEG SHYMANSKYJ, JOÃO KINDRA, BODAN BILYNSKI,
NICLOLAU DIRJAWOJ, AFONSO ANTONIUK, EWALDO PODOLAN, PETER SAVARYN e OLGA SAVARYN participaram da Assembléia Preliminar de 8 de Janeiro de 1985 que teve lugar à Rua Augusto Stellfeld, 795, em Curitiba, Paraná, que elegeu a Comissão Estatutária e decidiu pela criação da Representação Central Ucraniano-Brasileira.

O primeiro presidente eleito foi o médico AFONSO ANTONIUK. – 23.03.1985 a 7.10.1989.

O segundo MARIANO CZAIKOWSKI presidiu a Representação Central Ucraniano-Brasileira no período de 7 de outubro de 1989 a 19 de dezembro de 1992.

PETER JEDYN presidiu a Representação Central Ucraniano-Brasileira no período de 19 de dezembro de 1992 a 8 de abril de 1995. JOSE WELGACZ JUNIOR presidiu a Representação Central Ucraniano-Brasileira no período de 8 de abril de 1995 a 29 de novembro de 2002.

O atual presidente é o advogado VITORIO SOROTIUK desde 29 de novembro de 2002.

Atual Diretoria 2011-2012:

Presidente: Advogado Vitório Sorotiuk – Curitiba/PR 1.
Vice Presidente: Cônsul Honorário Engenheiro Jorge Rybka – São Paulo/SP
2. Vice Presidente: Médico Felipe Lucas – Irati/PR
3. Vice Presidente: Cônsul Honorário Paranaguá Mariano Czaikowski
4. Vice Presidente: Leonid Cvirkun – Porto Alegre/RS
1. Secretário: Vilson José Kotviski - União da Vitória PR
2. Secretário: Engenheiro Químico Wolodymyr Galat – Curitiba/PR
1. Tesoureiro: Marcos Nogas – Curitiba/PR
2. Tesoureiro: Bancário Jacob Mazur – Curitiba/PR
Conselho Fiscal: Efetivos Julio Storuch, Augusto Colinski, Erhard Dubesky
Suplentes: Methodio Groxko, Peter Jedyn,Bohdan Chuiko.

A cada dois anos são realizados congressos. São suas funções estatutárias:

Art. 1º - A REPRESENTAÇÃO CENTRAL UCRANIANO-BRASILEIRA é uma entidade sem fins lucrativos, constituída de pessoas jurídicas, com duração indeterminada, com sede e foro em Curitiba, à Rua Augusto Stellfeld, 799 – Estado do Paraná, e com jurisdição extensiva a todo o território brasileiro.

Art. 2º - A REPRESENTAÇÃO tem por finalidades:

a) Representar perante autoridades e instituições públicas e privadas, no Brasil e no
exterior, a comunidade ucraniano-brasileira;
Aconselhar, colaborar e participar com as entidades da comunidade ucraniana no Brasil,

b) na
I.promoção da assistência social;

II.promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico;

III.promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza;

c) Colaborar para o estreitamento das relações dos povos e governos do Brasil e da
Ucrânia;

d) Colaborar para o estreitamento de relações e intercâmbio entre as comunidades
ucranianas da diáspora;

e) Reivindicar através de todos os meios legais os interesses da comunidade ucraniano- brasileira.

IV – propugnar pela independência nacional; pela paz, pela autodeterminação dos povos, não-intervenção, igualdade entre os Estados, repúdio ao terrorismo e ao racismo e a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.


Visite o site da Representação Central: www.rcub.com.br 

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O Brasil e a Proteção da Cultura

O Brasil é um país de 190 milhões de habitantes, multiétnico e multicultural.

Uma das características do Brasil é que não somente um reconhece a identidade do outro, mas intercambia. Em nossos grupos folclóricos participam membros de outras etnias. Não é raro ver um descendente de africano ou de japonês dançando hopak. O coreógrafo do grupo folclórico ucraniano Verkovena é descendente de italianos. Em verdade grande parte de nossa imigração já é miscigenada.

Atual constituição do Brasil de 1988 estabelece que constitui patrimônio cultural brasileiro o conjunto dos bens materiais e imateriais portadores de referência dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. E a comunidade ucraniana residente no Brasil é um desses grupos formadores da nação brasileira.

Antes o Brasil trabalhava com seus três principais grupos étnicos formadores: o português, o negro e o índio. Agora, vem reconhecendo a contribuição dos outros grupos europeus (italianos, alemães, holandeses, espanhóis, suíços, poloneses e ucranianos), asiáticos, sendo o principal deles o japonês e os povos árabes, principalmente os libaneses e a comunidade judaica.   

No ano de 2009 tivemos a visita do Ministro da Cultura do Brasil Juca Ferreira à comunidade ucraniana no Estado do Paraná, com a presença nos principais monumentos e locais de interesse cultural. Três igrejas ucranianas de forte significado cultural estão sendo restauradas pelo governo brasileiro e um novo museu ucraniano deverá ser construído pelo governo federal no município de Prudentópolis.

Com dificuldades mantemos o ensino da língua ucraniana nas escolas ucranianas. Ela é ensinada na Universidade Federal do Paraná em Curitiba e agora a Universidade Central do Estado do Paraná criou um centro de estudos eslavos e está em vias de firmar um acordo com a Universidade de Dnipropetrosk para a formação de professores e tradutores para a língua ucraniana. 

A história da imigração

A Imigração Ucraniana para o Brasil teve início no ano de 1891, com a chegada das primeiras oito famílias de imigrantes da cidade de Zolotiv, região de Lviv, oeste da Ucrânia para a cidade de Mallet, Estado do Paraná. Chegaram ao Brasil em data de 23 de agosto de 1891. Essa é a referência que atualmente utilizamos para as comemorações do centenário da imigração e agora para os 120 anos, porque temos informações históricas mais precisas. Mas há indícios que outras famílias tenham se instalando antes.

Entre 1895, 1896 e 1897 chegou a primeira grande imigração massiva totalizando aproximadamente 20.000 imigrantes. Eram todos originários da Galícia. A vasta região onde se localizaram era constituída de 271.000 almas.

A segunda onda de imigrantes para o Brasil verificou-se entre 1908 a 1914 também provenientes da Galícia e a motivação foi o emprego na construção da estrada de ferro entre São Paulo e o Rio Grande do Sul. Nesse período chegaram 18.500 imigrantes.

Calcula a historiadora Oksana Boruszenko que até o final da Primeira Grande Guerra o número de imigrantes ucranianos no Brasil era de 45 mil pessoas. Entre as duas grandes guerras ingressaram no Brasil aproximadamente 9.000 imigrantes ucranianos. E após a segunda Grande Guerra aproximadamente 7.000.

A quarta onda. O número de imigrantes ucranianos após 1991 para o Brasil é muito pequeno. A política imigratória do Brasil atualmente busca atrair mão de obra qualificada e especializada. Um grande número de professores ucranianos foram aceitos nas universidades brasileiras. E o maior contingente de ucranianos na atualidade será de profissionais que trabalharão na construção da Empresa binacional Ucraniana-Brasileira Cyclone Space que constrói uma base de lançamento de foguetes em Alcântara, no Estado do Maranhão.

Com isso podemos concluir que 80 por cento da imigração ucraniana para o Brasil já possui um século de existência no território brasileiro e o restante dos 20 por cento mais de meio século. 

Todo o patrimônio material e imaterial da cultura ucraniana no Brasil foi construído pelo esforço da própria comunidade ucraniano brasileira. É a força histórica da cultura e da alma ucraniana que brota e viceja em qualquer terreno. 

As Atividades Culturais e Associativas

Grupos folclóricos, bordados, pêssankas, culinária e museus.



Atualmente existem no Brasil vinte e quatro grupos folclóricos ucranianos organizados e mantidos pela comunidade: Barvinok, Vesselka, Poltava, Kalena ( União da Vitória), Ivano Kupalo, Verkovena, Zoriá, Sonhachnek, Volênia, Spomen, Kiev, Solovey, Dibrova, Svitanok. Odessa, Blavat, Tchoven, Vesna ( Mafra ), Stchastia, Dunay, Kalena ( Apuracana), Vesná ( Roncador ), Soloveiko e Grupo Folclórico Paulo Frontin.

Todo ano, em uma cidade diversa, realiza-se o Festival Nacional de Danças Ucranianas no Brasil. Ano passado teve lugar em Curitiba no dia 13 de novembro o XVII Festival Nacional de Danças Ucranianas em homenagem ao mais antigo, o Grupo Folclórico Barvinok, que completou 80 anos de existência ininterrupta. No ano de 2009, no XVI Festival, pela primeira vez tivemos a presença de um grupo folclórico da Ucrânia, o grupo Pokutia, e a presença do Ministro da Cultura da Ucrânia Vasyl Vovkun.

A tradição dos bordados típicos ucranianos passa de geração a geração. O seu uso dá-se nos paramentos religiosos, para os grupos folclóricos e no adorno das residências, principalmente as toalhas e almofadas. Na cidade de Prudentópolis existe uma cooperativa que congrega 160 mulheres bordadeiras.

A pêssanka já é uma tradição artesanal da região sul do Brasil. A tradição é ensinada nas escolas ucranianas e em cursos específicos. Há artesãos que sobrevivem profissionalmente com a sua produção. Nós ousamos a fazer um desafio à Ucrânia e à Diáspora para organizar um concurso internacional de pêssankas, pois, poderemos não ser os primeiros na arte, mas estaremos entre os melhores.

Quatro iguarias típicas ucranianas já são citados em livros brasileiros como integrantes da culinária nacional brasileira: o borscht, o perohê, holuptsi e  kutiá. A arte ucraniana das lingüiças ( kovbassa ) e de azedar pepinos também se tornaram típicas, principalmente no Estado do Paraná.

Recentemente duas grandes pesquisas patrocinadas pelo governo brasileiro foram levadas a efeito no Estado do Paraná sobre o acervo da construção das Igrejas (Igrejas Ucranianas - Arquitetura da Imigração no Paraná» fruto de um trabalho de pesquisa de 4 anos do Instituto Arquibrasil. O projeto teve a coordenação Geral de Key Imaguire Júnior ) e da construção das casas ( Casa Eslavo-Paranaense de Joel Laroca Junior ).

A comunidade possui dois museus. Um em Curitiba junto à Sociedade Ucraniana do Brasil – Subras e outro maior em Prudentópolis. Em Curitiba a Prefeitura Municipal de Curitiba construiu um Memorial Ucraniano, constituído por uma réplica da primeira igreja ucraniana construída no Brasil, uma Pêssanka e agora um monumento às vítimas do Holodomor.

Dois antigos jornais são mantidos. O centenário jornal Pracia (Trabalho) de cunho religioso de Prudentópolis e o Xliblorob (Lavrador), agora em edição eletrônica editado pela Sociedade Ucraniana do Brasil – SUBRAS. A Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana – TPUK tornou-se ponto de cultura nacional. 


Desde o Brasil todos podem ter notícias pelos sites mantidos pela comunidade – o da Representação Central Ucraniana é www.rcub.com.br e todos podem escutar música ucraniana o dia todo, desde o Brasil, Rádio Zabava -www.radiozabava.com.br

A comunidade ucraniana no Brasil

Os descendentes de ucranianos no Brasil constituem hoje uma comunidade de mais de 500 mil pessoas e estão localizados em sua maioria – cerca 80%, ou seja, acima de 400 mil –, no Paraná e os demais principalmente ao norte de Santa Catarina, mas também no Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Brasília, Minas Gerais e demais Estados. No Paraná a maior concentração de ucranianos encontra-se em Curitiba, com aprox. 55.000 pessoas (cerca de 3% da população local), mas o maior percentual local ocorre no Município de Prudentópolis, onde numa população de acima de 50 mil, os habitantes de origem ucraniana somam mais de 38 mil, ou seja cerca de 75% da população local, seguido de Mallet, onde o percentual de descendentes de ucranianos gira em torno de 60%, Paulo Frontin – aprox. 55 %, Ivaí  e Antônio Olinto – aprox. 45%, Rio Azul e Roncador – aprox. 30%, União da Vitória e Paula Freitas – aprox. 25%, Cruz Machado e Pitanga – aprox. 20%, Irati – aprox. 12%; em outras cidades o percentual é abaixo de 10%.

A organização civil e religiosa da comunidade ucraniana no Brasil é mutuamente integrada e interdependente.

Na organização civil destaca-se a Representação Central Ucraniano-Brasileira, que em sua forma atual foi constituída em 1985. Ela congrega e representa diante dos órgãos governamentais e entidades civis nacionais e estrangeiras as principais entidades constituídas na comunidade e suas organizações: Sociedade Ucraniana do Brasil, Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana, Sociedade Unificação, Associação da Juventude Ucraíno-Brasileira, Igreja Ucraniana Católica no Brasil e Igreja Ortodoxa Ucraniana no Brasil;  A sociedade Ucraniana de União da Vitória; o Museu do Milênio de Prudentópolis.

A Igreja Ucraniana Católica no Brasil é a maior organização comunitária de cunho religioso e cultural entre os ucranianos no Brasil. Está presente aqui, junto aos ucranianos e seus descendentes, desde 1896. Atualmente a sua hierarquia é composta pelo bispo Eparca e 2 bispos auxiliares. Sua estrutura é composta de 25 paróquias, 236 igrejas, com 21 padres diocesanos e 62 padres da Ordem de São Basílio Magno atuando no Brasil e 13 no exterior. Convém ressaltar a presença de um bispo emérito, bem como de outro, que hoje atua no exterior. A destacar também há 5 congregações religiosas femininas: Servas de Maria Imaculada – com 100 anos de atividade em 2011, Irmãs Catequistas de Sant’Ana (congregação fundada no Brasil, em Vera Guarani, Município de Paulo Frontin-PR), Irmãs Basilianas, Irmãs de São José e Instituto Secular do Sagrado Coração (fundado no Brasil, em Prudentópolis-PR). Essas instituições possuem centenas de membros, atuando na pastoral junto às Igrejas (atendendo crianças, jovens e adultos em sua formação religiosa e cultural), bem como em escolas, particulares e públicas, como também na direção de hospitais, centros de saúde, orfanatos e casas de apoio aos idosos.

A Igreja Ortodoxa Ucraniana no Brasil, sob a jurisdição do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, tem 1 arcebispo, 2 protopresbíteros mitrados e 8 padres, 4 subdiáconos, 18 igrejas e 2 padres atuando fora do Brasil.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Depoimento Melanie F. Narozniak




















O desejo de conhecer a terra donde meu pai e os outros membros da família vieram nasce também de uma questão muito pessoal, algo ligado à identidade. Preciso ver, provar, conhecer, me reconher nisso tudo, chegar às raízes da minha ascendencia paterna e desta forma também entender mais sobre nossa história e comportamento.

Sou filha, neta, bisneta, tataraneta de ucranianos. Na família do meu pai, meu irmão e eu fomos os primeiros e únicos a nascer no Brasil. Aqui ele conheceu e se casou com uma carismática e charmosa pessoense. Nos finais de ano passávamos as férias em João Pessoa inseridos num temperado contexto com muita praia e comídas típicas brasileiras.

Já durante o ano todo em Curitiba, passávamos os finais de semana numa casa comum, não fossem as almofadas do sofá com um bordado geométrico, com pêssankas na estante da sala, raminhos de trigo dentro dos vasinhos, ícones bizantinos nas paredes e o fato de que lá dentro as pessoas conversavam em uma língua diferente.

A dona da casa era uma simpática Baba que nunca deixou de cozinhar aqueles pratos que qualquer descendente de ucrânianos conhece muito bem: os saborosos pierogues, a exótica e deliciosa sopa de beterraba e até aqueles esquisitos charutinhos de repolho. Lá brincávamos aos cuidados dela e de meu tio André (Andrij). Cresci com o amor daquela senhora chamada Sofia. Que como toda avó, relevava as travessuras dos netos. Mas mais do que isso, ela despertava admiração. Sempre me impressionou a doçura daquela senhora. Ela nunca deixou de ter o olhar amoroso e uma meiga risada, mesmo tendo passado por tantas tragédias em sua vida.

Das suas lembranças as que mais a atormentavam era a do Comunismo. Ao falar sobre o assunto ela esfreagava as mãos nos joelhos demosntrando verdadeira perturbação em relação à isso. Mas de tudo o que minha Baba mais falava sobre a Ucrânia era da imensa saudade da família, principlamente dos irmãos, e dos pais cruelmente assassinados pelos comunistas. 

Lembro bem da forma carinhosa como ela nos falava sobre os irmãos. E de como queria estar na Ucrânia só mais uma vez. Hoje me emociona saber, tantos anos depois, que um pedacinho dela finalmente vai retornar àquela tão falada terra.

Visitar a Ucrânia representa resgatar todo um passado e também dar continuidade a história de toda uma família. Sem dúvida, tenho o sentimento de que isso deveria ser feito. Lá encontrarei nossos parentes por parte de vô e de vó que também me aguardam com grande alegria em Ivano Frankivski e Lviv. 

Frequentemente nos temos comunicado e todos também têm grande expectativa. Uma missa em memória dos meus avós e do meu tio já está sendo programada na cidade onde meu pai nasceu (Strei), onde pretendemos reunir todos os familiares.

Nunca estive tão perto de realizar este sonho, mas a expectativa faz parecer que o dia da chegada ainda está bem longe. Não vejo a hora de desembarcar e sentir o coração bater mais forte. Agora só me resta contar os dias!

Melanie F. Narozniak

domingo, 17 de julho de 2011

Diretores Dnipró

Mensagem dos Diretores da DNIPRO GOLD

Prezados Amigos!
Pioneira nos roteiros especiais para a Ucrânia, a Dnipró Gold sente-se honrada em organizar a viagem dos Grupos do Brasil que participarão na Ucrânia, das Comemorações dos 120 Anos da Imigração Ucraniana no Brasil e dos 20 Anos da Independência da Ucrânia.

Agradecemos a confiança dos nossos seletos clientes e das Instituições Ucranianas do Brasil e esperamos que a viagem seja do agrado de todos.

Atenciosamente
Sergio J. Maciura  - Edson Wistuba
Diretores

Dnipró Gold

DNIPRÓ GOLD
Histórico

A Agência de Viagens Dnipró Gold foi criada em 1993 (18 anos) com o objetivo de atender à demanda por viagens ao Leste Europeu, principalmente para o destino Ucrânia.
Desde então milhares de descendentes de Ucranianos e também turistas de diversas partes da América do Sul já visitaram os encantos das terras ucranianas com a Dnipró Gold.

Os Sócios Sergio J. Maciura e Edson L. Wistuba, profissionais da área do turismo por mais de 25 anos, estão preparando inúmeras atividades especiais para esse grupo, que é realmente histórico, pois congrega um grande número de passageiros (descendentes ou não) e é um marco histórico nas relações turísticas entre o Brasil e Ucrânia.
A Dnipró Gold expandiu o seu mercado de atuação e com a “descoberta” dos Brasileiros pelas riquezas do Leste Europeu, hoje a Agência é demandada por passageiros que procuram os encantos da Ucrânia, Rússia, Polônia, Romênia, Hungria e muito mais.

A Dnipró Gold sente-se honrada em participar dessas comemorações e espera poder atender a todos com a qualidade e dedicação de toda a sua equipe no Brasil e na Ucrânia.

Roteiro Oficial Grupo 2


ROTEIRO OFICIAL GRUPO 2
Saída dia 21 de agosto

90 passageiros visitando:
Kyiv– Ivano Frankivsk – Zolotchiv – Ternópil – Lviv e Kyiv.

21 Agosto (Domingo) -  Curitiba / Rio de Janeiro /Roma
Vôo Brasil – Roma

22  Agosto  (Segunda) -  Roma / Kyiv
Chegada  em  Roma  no  Aeroporto  Internacional  Fiumicino. No  inicio  da  tarde  voo  p/ Kyiv. Chegada as 17h25 em Kyiv (horário da Ucrânia).
Transfer do Aeroporto para o Hotel Rus.
Acomodação no Hotel. Jantar de boas vindas no restaurante do próprio hotel (bebidas não inclusas).

23 Agosto (Terça) - Kyiv
Café da Manhã no Hotel.
Sairemos do hotel as 09h30 em ônibus exclusivo da Dnipró Gold para  conhecer uma das mais lindas cidades da Europa Oriental, com uma população de mais de 3 milhões de habitantes e mais de 1500 anos de história.
Tempo livre para desbravarem os encantos da belíssima Kyiv.  
As 15h30 saída para passeio de barco pelo Rio Dnipró. Teremos a oportunidade de apreciar do barco, as cúpulas reluzentes das Igrejas e Monastérios de Kyiv.
Após o passeio de barco, iremos diretamente para o nosso Jantar Temático de Boas Vindas. Jantar Festivo em um local típico e muito animado da Cidade de Kyiv “Restaurante Chervona Kalena”.
Retorno ao hotel em horário a ser determinado.

24 Agosto (Quarta) - Kyiv
Café da Manhã no Hotel. 
Em horário a ser determinado sairemos para a Avenida Krestchatik para a participação nas festividades dos 20 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DA UCRÂNIA.
Os Guias da Dnipró Gold passarão as informações das atrações culturais dessa noite em Kyiv, onde normalmente se apresentam grupos de músicas modernas da Ucrânia.

25 Agosto (Quinta) - Kyiv / Ivano - Frankivsk
Café da Manhã no Hotel.
Em horário a ser determinado, saída em ônibus exclusivo para a cidade de  Ivano-Frankivsk.  Almoço no caminho (a definir).
Chegada em Ivano-Frankivsk no final do dia.  Acomodação no Hotel Nadiya.
Jantar no restaurante do Hotel (bebidas não inclusas).
Noite Livre.

26 Agosto (Sexta) - Ivano - Frankivsk
Café da Manhã no Hotel.
As 09h30 saída para um passeio a pé pela Cidade, acompanhados dos guias da Dnipró Gold.  Fundada em 1662, Ivano-Frankivsk é uma das mais belas em toda a “Galícia Retorno ao Hotel. Restante do dia livre para caminhar, apreciar e conviver com a comunidade de Ivano-Frankivsk. Os guias da Dnipró Gold apresentarão sugestões de locais para jantar e também outras atrações noturnas da Cidade.

27 Agosto  (Sábado) – Ivano- Frankivsk
Café da Manhã no Hotel. Em horário a ser determinado seguiremos viagem rodoviária aos famosos Montes Cárpatos. Conheceremos essa encantadora região montanhosa e inspiradora da Ucrânia. Faremos algumas paradas em vilarejos para fotografias e também para a compra de frutas e contato com moradores das montanhas. O passeio durará o dia todo e teremos um saboroso almoço (bebidas não inclusas) num restaurante da região. Após o almoço teremos oportunidade de visitar também a pequena e encantadora Kolomeya onde se encontra o Museu da Pêssanka. Visitas e retorno ao hotel no final do dia. Noite livre.
28 Agosto (Domingo) – Ivano - Frankivsk / Zolotchiv / Ternópil 
Café da Manhã no Hotel.  Check Out  dos apartamentos. Saída em ônibus para a  cidade de Zolotchiv. Celebrações Oficiais na Cidade. Almoço incluso.
Após as Solenidades, saída para Ternópil. Restante do dia livre. Ressaltando que muitas famílias dos Ucranianos do Brasil são desta região, portanto teremos tempo livre para os reencontros familiares.

29 Agosto (Segunda) - Ternópil
Café da Manhã no Hotel. Dia inteiramente livre.  A Dnipró Gold oferece um passeio opcional ao Monastério de Potchaiv com almoço incluso. É um dos mais belos monumentos religiosos do país. Os Guias da Dnipró Gold farão as reservas e passarão as orientações para os vestuários apropriados para essa visita. Retorno no final da tarde. Noite livre.

30 Agosto (Terça) – Ternópil / Zolotchiv / Lviv
Café da Manhã no Hotel. Check Out dos apartamentos. Em horário a ser determinado, saída rodoviária para a cidade de Lviv.
Acomodações no Grand Hotel e Hotel Dnister.  Jantar no restaurante do próprio Hotel (bebidas não inclusas).

31 Agosto (Quarta) - Lviv
Café da Manhã no Hotel.  Saída para o City Tour pela Cidade de Lviv. Almoço num restaurante típico da região (bebidas não inclusas). A tarde visita à Casa Museu de Yevhen  Konovalets e de Yuriy  Shukhevitsh .Retorno ao Hotel. Restante do dia livre.. Dependendo da programação Cultural do mês de agosto poderemos assistir (à noite) uma das Óperas Tradicionais Ucranianas (Tarás Bulba ou outras-roteiro opcional).

01 Setembro (Quinta) - Lviv
Café da Manhã no Hotel.  Dia todo livre na Cidade. Os Guias da Dnipró Gold passarão orientações para passeios opcionais na região. Jantar de despedida (bebidas não inclusas) no restaurante Vysoky  Zamok com o Grupo Musical “Lvivski musyky”.

02 Setembro (Sexta) - Lviv / Kyiv
Café da Manhã no Hotel. Check-out dos apartamentos. Em horário a ser informado, saída rodoviária para a cidade de Kyiv (542kms). Parada para almoço em Rivne (bebidas não inclusas). Chegada em Kyiv no final do dia. Acomodações  no Hotel Lybid .  Jantar no Hotel (bebidas não inclusas).

03 Setembro  (Sábado) -  Kyiv
Café da Manhã no Hotel.  Saída para visita ao novo Museu Mamayeva  Sloboda  “Vila dos Cossacos”.  Tarde Livre. Noite Cultural no Teatro de Ópera de Kyiv (a confirmar - opcional). Retorno ao Hotel. Noite livre.

04 Setembro (Domingo) - Kyiv / Roma / Brasil 
Café da Manhã no Hotel . Manhã livre para últimas visitas e compras. As 14h00 saída do Hotel para o Aeroporto Boryspol. Embarque para o Brasil via Roma. Voando Alitália.

05 Setembro (Segunda) - Brasil 
Chegada no Galeão (Rio de Janeiro) .  Formalidades Alfandegárias. Voo doméstico para o seu destino.

Roteiro Oficial Grupo 1



ROTEIRO OFICIAL GRUPO 1
Saída dia 17 de agosto

96 passageiros visitando:
Kyiv – Poltava – Zaporizhia -  Ivano Frankivsk – Zolotchiv – Ternópil – Lviv e Kyiv.

17 Agosto (Quarta) -  Curitiba / Roma / Kyiv
Em horário a ser determinado, apresentação dos passageiros no Aeroporto para embarque com destino a Kyiv.  Conferência dos documentos pela equipe da Dnipró Gold e etiquetagem das bagagens. O Grupo será acompanhado por Guia Turístico exclusivo Dnipró Gold desde a saída até o retorno ao Brasil. Embarque nos aviões da Cia. Aérea ALITALIA p/ voos internacionais. Passageiros de outros estados brasileiros deverão aguardar os Guias em frente ao balcão de check-in da Alitália no Aeroporto de Guarulhos.

18 Agosto  (Quinta) -  Roma / Kyiv
Chegada em Roma as 07h10 (horário de Roma)  no  Aeroporto  Fiumicino. No inicio da tarde (13h30) voo  p/ Kyiv. Chegada as 17h20 (horário local).
Formalidades alfandegárias no Aeroporto Internacional de Kyiv - Borispol.
Recepção pela equipe da Dnipró Gold.
Transfer do Aeroporto (está localizado a aproximadamente 40kms do Centro da Cidade) para o Hotel Rus.  O hotel está localizado na área central da capital ucraniana e de fácil acesso (15 minutos de caminhada) até a Avenida Krestchatik.
Acomodação no Hotel. Jantar de boas vindas (bebidas não inclusas).

19 Agosto (Sexta) - Kyiv / Poltava 
Café da manhã no Hotel.
Check-out dos apartamentos e saída do hotel as 08h00.
Iniciaremos o nosso tour pela Ucrânia num roteiro rodoviário de Kyiv até a Cidade de Poltava. Distância aproximada de 342km em ônibus exclusivo para o grupo. Almoço no caminho no Restaurante “U Sester” (bebidas não inclusas).
Chegada prevista para as 14h00 em Poltava. Acomodação dos passageiros em 02 hotéis selecionados para os grupos – Hotel Palazzo e Hotel Galereya.
Após o check-in nos hotéis iniciaremos as visitas à belíssima cidade de Poltava (Полтава) com acompanhamento de guias locais em espanhol.
Visita ao Instituto Pedagógico para conhecer as instalações do Grupo Folclórico “Kalyna” de Poltava.
Após as visitas sairemos para o Jantar (bebidas não inclusas) no Restaurante Poltava.
Retorno para o Hotel.

20 Agosto  (Sábado) - Poltava
Café da manhã no Hotel.
Hoje o dia será totalmente dedicado ao reencontro com a cultura ucraniana. Visitaremos uma das mais famosas Feiras de Artesanato da Ucrânia chamada “Sorochynskyi Yarmarok ” na vila de Mirgorod.  Encontraremos aqui as mais variadas formas de arte ucraniana através dos seus artesanatos e souvenirs (quadros, camisas, bonecas, madeira, e muito mais).
Almoço no “Shyshaky Village Café”.
Saída as 16h00 para uma visita especial. Vamos conhecer uma Fazenda Ucraniana e ao Museu do famoso escritor Mykola Gogol.
Retorno para Poltava. Noite livre.  

21 Agosto  (Domingo) - Poltava / Zaporizhia
Café da manhã no Hotel.
Em horário determinado check-out dos apartamentos e saída com destino a Cidade de Zaporizhia.
Roteiro rodoviária de aproximadamente 270 kms. Passaremos por algumas cidades pequenas e em locais de interesse podemos parar para comprar frutas, tirar fotos e apreciar as lindas paisagens.
Vamos parar na loja de artesanatos de Petrikivka onde poderemos comprar artesanatos ucranianos de excelente bom gosto e qualidade.
Continuação da viagem e almoço (bebidas não inclusas) no restaurante “Pivdenne” em Dnipropetrovsk.
Chegada na belíssima cidade de Zaporizhia.
Acomodação nos Hotéis Intourist e Teatralnaya. Após o check-in vamos sair para conhecer a “Casa da Zaporizhia” com apresentações para o nosso grupo.
Jantar (bebidas não inclusas) num restaurante típico de Zaporizhia.

22 Agosto (Segunda) - Zaporizhia / Kyiv
Café da manhã no Hotel. Check-out dos apartamentos.
Pela manhã (09h00) vamos conhecer um pouco da história dos famosos “Cossacos Ucranianos” visitando a famosa Khortitsya (Fortaleza dos Cossacos) e o Museu dos Cossacos.
Os Cossacos Zaporozhianos conseguiram criar um estado independente que mais tarde se tornou no estado autónomo Cossaco.
Almoço incluso no Restaurante “Kozatske Podvirya”.
Após o almoço, saída rodoviária para a Cidade de Kyiv. Chegada em Kyiv por volta de meia noite.

23 Agosto (Terça) - Kyiv
Café da Manhã.
Saída as 10h00 para o City Tour por Kyiv.
Hoje é um dia especial. Iremos conhecer uma das mais lindas cidades da Europa, com uma população de mais de 3 milhões de habitantes e mais de 1500 anos de história.
Kiev (Kyiv) é o mais importante centro cultural e científico do país. Avenidas largas e floridas nos remetem à história desse país que foi o grande berço da Civilização Eslava. Visita à Catedral de Santa Sofia, com suas cúpulas douradas reluzentes, considerada uma das obras-primas da arquitetura mundial, foi construída entre os anos 1017 e 1037 em honra ao Príncipe Yaroslav, O Sábio.  Visitaremos também o monumento em bronze, localizado às margens do Rio Dnipró, representando o príncipe Kyi, fundador da cidade de Kyiv. Caminharemos nas proximidades da Igreja de Santo André, magnífica igreja em estilo barroco, construída entre os anos 1747 e 1753.
Também conheceremos a Golden Gate  ( Zoloti Vorota-Porta Dourada) principal portão de entrada da cidade de Kyiv antiga, construído entre os anos 1037 e 1024.  Destruído inúmeras vezes pelo ataque de exércitos invasores, foi restaurado em 1982 e hoje é um dos monumentos mais visitado pelos turistas. 
Retorno ao Hotel por volta de 14h00. Tempo livre à tarde para “desbravarem” os encantos da belíssima Kyiv. Em horário a ser determinado, saída para o nosso Jantar Temático de Boas Vindas no Restaurante “Chervona Kalena”. Noite Festiva. Retorno ao hotel.

24 Agosto (Quarta) - Kyiv
Café da manhã no Hotel. 
Hoje é um dos dias mais importantes para os Ucranianos durante o ano.
É comemorado o dia da Independência e Kyiv se transforma num grande palco de atrações de várias partes do país.
O Presidente da Ucrânia saúda o seu povo e também os visitantes e declara aberto o dia festivo. Teremos oportunidade de apreciar grupos de danças, corais, cantores renomados e muitas outras atrações.
Noite livre. Ressaltamos que à noite acontecem shows de artistas populares ucranianos (música pop, DJs, etc).

25 Agosto (Quinta) - Kyiv / Ivano -Frankivsk
Café da manhã no Hotel. Check-out dos apartamentos.
Hoje será mais um dia muito especial em Kyiv. Pela manhã iremos visitar o novíssimo museu “Mamayeva Sloboda”. Uma típica vila Ucraniana com inúmeras atrações. Após a visita, embarque para um Tour de Barco pelo Rio Dnipró (o terceiro maior rio da Europa). Poderemos apreciar algumas das paisagens mais lindas de Kyiv e também algumas atrações especiais como o Mosteiro de Petcherska Lavra (que poderemos visitar no nosso retorno à Kyiv no dia 03 de setembro) e outras belíssimas construções da Capital Ucraniana. Será servido um lanche no Barco.
As 17h00, saída para a Estação Ferroviária.
As 19h16 partida do trem para a cidade de  Ivano-Frankivsk.

26 Agosto (Sexta) - Ivano-Frankivsk
Chegada do trem as 07h00.
Transfer para o Hotel Nadiya que fica localizado no centro da cidade.
Acomodações nos apartamentos (os apartamentos estarão liberados).
Café da manhã no hotel.
As 11h00 saída para um tour pela Cidade, fundada em 1662 e que é uma das mais belas em toda a “Galícia”. A cidade foi fundada como uma fortaleza para proteger contra ataques de tártaros da Criméia.Retorno ao Hotel. Restante do dia livre para caminhar, apreciar e conviver com a comunidade de Ivano-Frankivsk.
Os guias da Dnipró Gold apresentarão sugestões de locais para jantar e também outras atrações noturnas da Cidade.

27 Agosto  (Sábado) – Ivano- Frankivsk
Café da manhã no Hotel.
Em horário a ser determinado seguiremos viagem rodoviária aos famosos  Montes Cárpatos. Conheceremos essa encantadora região montanhosa e inspiradora da Ucrânia.
Faremos algumas paradas em vilarejos para fotografias e também para a compra de frutas e contato com moradores das montanhas. O passeio durará o dia todo e teremos um saboroso almoço (bebidas não inclusas) no Restaurante “Malyvo” em Yaremche.  Visitas e retorno ao hotel no final do dia.
Noite livre.

28 Agosto (Domingo) – Ivano - Frankivsk /Ternópil 
Café da manhã no Hotel. Check-Out  dos apartamentos. Saída em ônibus para a  cidade de Zolotchiv.
Da cidade de Zolotchiv saíram as primeiras famílias Ucranianas que buscaram no Brasil um novo lar.
Temos o testemunho pessoal de Ivan Pasevich que em breves duas páginas suas memórias – publicadas inicialmente no Jornal “Pracia” de Prudentópolis no dia 12/12/1951 – escreve que saiu da Ucrânia da vila Serveriv, do Município de Zolocziv, no mês de maio de 1891, junto com seu Pai Teodoro Pacevich sua mãe Sofia e mais três irmãos, ou sejam 6 pessoas, que  se estabeleceram na Colônia Rio Claro, aqui nessa região. Junto com eles chegaram ao Brasil, até Paranaguá mais 3 famílias ucranianas.
Participações nas Comemorações dos 120 Anos da Imigração Ucraniana.
No final da tarde, saída para a Cidade de Ternópil.  Acomodações no Hotel Halytchyna que fica localizado num belíssimo lago na área central da Cidade. Jantar no Hotel. Noite livre.

29 Agosto (Segunda) - Ternópil
Café da manhã no Hotel.
Dia inteiramente livre.  A Dnipró Gold oferece um passeio opcional ao Monastério de Potchaiv com almoço incluso. É um dos mais belos monumentos religiosos do país. Os Guias da Dnipró Gold farão as reservas e passarão as orientações para os vestuários apropriados para essa visita. Retorno no final da tarde.
Noite livre.

30 Agosto (Terça) - Ternopil / Zolotchiv / Lviv
Café da manhã no Hotel.
Check-out dos apartamentos.
Em horário a ser determinado, saída rodoviária para a Cidade de Lviv.
Chegada e acomodação no Hotel Dnister. Almoço no Hotel.
Tarde livre.
Passeio Opcional: Saída do Hotel as 18h30 para a apresentação do Renomado Folclore Ucraniano de Lviv. Valor por pessoa US$ 10,00. Retorno para o Hotel e noite livre.

31 Agosto (Quarta) – Lviv
Café da manhã no Hotel.
Saída para o City Tour pela Cidade de Lviv. Visitaremos alguns pontos de grande interesse na Cidade, que é um dos destinos mais procurados na Ucrânia Ocidental. Ruas Charmosas, Mercados, Igrejas, Bondes, Teatros, etc, fazem parte dos encantos de Lviv.
Visitaremos a Catedral de São Jorge e o Monastério de Krekhiv e ainda ao Museu Konovaltsya em Zaskiv.
Almoço (bebidas não inclusas) num restaurante típico da região.
Após o almoço faremos uma visita guiada ao Teatro de Lviv, um dos mais renomados e requintados da Ucrânia e toda a Europa. Visitaremos também o Museu das Casas Tipicas Ucranianas (Parque aberto).

01 Setembro (Quinta) - Lviv
Café da manhã no Hotel. 
Dia inteiro livre na Cidade. Os Guias da Dnipró Gold passarão orientações para passeios opcionais na região.
Jantar (bebidas não inclusas) de Despedida no Restaurante “Vysoky  Zamok”. 

02 Setembro (Sexta) - Lviv / Kyiv
Café da manhã
Transfer para a Estação Ferroviária as 05h30. Trem para Kyiv com saída as 06h31.
Chegada em Kyiv as 13h07. Transfer para o Hotel Rus. Tempo livre para atividades pessoais.

03 Setembro  (Sábado) -  Kyiv / Roma / Brasil
Café da manhã e tempo livre para as últimas visitas na Capital Ucraniana.
Check-out dos apartamentos e saída as 14h00 para o Aeroporto Internacional de Kyiv – Borispol.Formalidades de Check-in na Alitália e embarque para o Brasil, via Roma.

04 Setembro (Domingo) – Rio de Janeiro  / Curitiba
Chegada no Galeão (Rio de Janeiro). Formalidades Alfandegárias.
Embarque em voos domésticos para os destinos no Brasil.